sábado, 7 de fevereiro de 2009

Resenha Histórica




Fornos dos mouros

Dentro dos limites desta Freguesia, na encosta do monte da saia, existe uma construção romana ou pré-romana, conhecida aqui pelo nome de «Fornos de Mouros». (Já só existem as ruínas) Estes tinham como finalidade a produção de carvão.

A sua descrição vem no nº492 do semanário «aurora do Cávado», de Barcelos, a qual, com a devida vénia, passamos a transcrever. «Imaginai uma construção de dois metros de alto, de forma de uma ferradura, nos ângulos da qual se prolonga um corredor que se estende em linha oblíqua alargando para a saída o qual sobe uma escada de três degraus que termina num pequeno pátio: colocai no centro deste quadrado, encostado a uma das faces, o tanque e tereis uma ideia perfeita da edificação que quero descrever.» Fazendo parte do Tanque, e ao lado direito da bica, e tendo em frente três pequenas pedras quadradas, que parecem servir de assento, achavam-se colocadas ao alto, unidas e formando ambas pelo lado superior uma coroa, com arco voltado para baixo, duas pedras de onze decímetros de alto por quatro de largo, toscamente lavradas e com baixo relevos, um de sessenta e cinco centímetros por trinta, representando uma mulher, e outra de cinquenta centímetros por trinta e cinco, representando um menino, com a cabeça de um touro ao lado esquerdo.
Estão de tal sorte carcomidas estas figuras, que mostram claramente terem estado expostas à acção do tempo largos anos antes de serem sepultados no aluvião.
Estas figuras e outros objectos ali encontrados foram oferecidos pelo seu proprietário, Semião Ferreira de Macedo Faria Gajo, à Sociedade Martins Sarmento, de Guimarães. Autor:Abílio Macedo

Sem comentários: